Banca de DEFESA: RENATA FREIRE DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA FREIRE DO NASCIMENTO
DATA : 22/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA/UFRN -SALA1
TÍTULO:

 EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS TRABALHADORES DO COMPLEXO ESTADUAL DE REGULAÇÃO NO SUS POTIGUAR: UM ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO (2013-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

 Regulação em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Trabalho em Saúde

 

 


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A pesquisa pretende analisar como a qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho no Complexo Estadual de Regulação tem sido objeto de discussões e deliberações da Comissão Intergestores Bipartite nos últimos 10 anos. Essa temática justifica-se pela necessidade de chamar a atenção dos gestores do SUS para a complexidade do trabalho dos reguladores, em um contexto de serviços insuficientes e debater a importância da qualificação desses profissionais, entendendo a Educação Permanente em Saúde como o suporte mais adequado para promover mudanças nas práticas a partir da problematização da realidade. Trata-se de estudo sócio-histórico com abordagem qualitativa, que utilizou o método da pesquisa documental como método fonte para a coleta de dados. A pesquisa permitiu compreender a problemática que envolve a implantação do Complexo Estadual de Regulação do Estado do Rio Grande do Norte, possibilitando a construção de linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados ao processo. Os resultados demonstram que não se enfatiza Comissão Intergestores Bipartite a importância da qualificação dos profissionais que atuam nos processos de trabalho do Complexo Estadual de Regulação com foco na atuação profissional, mas sim na segurança do processo regulatório. É fato que os gestores fazem discussões focadas nos processos de trabalho, sem, no entanto, fazer qualquer avaliação se os profissionais que compõem as equipes desse setor possuem qualificação para executarem esses processos de trabalho. Espera-se que o estudo possa contribuir para que o Estado desenvolva seu plano de educação permanente em saúde para as equipes do Complexo Estadual de Regulação, incluindo as temáticas discutidas pelos gestores, junto com as necessidades identificadas pelos profissionais em seu fazer diário. Sugere-se que seja elaborada uma Política Estadual de Regulação buscando superar as fragilidades das regulamentações internas, em consonância com normativas nacionais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347108 - SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODOSIO
Externo à Instituição - RAFAEL RODOLFO TOMAZ DE LIMA
Externa à Instituição - RENATA SILVA SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/12/2023 12:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao