O curso de Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é constituído de uma única área de concentração, denominada: Gestão, Trabalho, Educação e Saúde, e de duas linhas de pesquisa: “Gestão, Trabalho e Saúde” e “Políticas, concepções e práticas de educação na Saúde”.
O MPGTES tem a finalidade qualificar gestores e equipes gestoras das instituições de saúde, na perspectiva de aprimorar os processos de formulação, coordenação, execução e avaliação das políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde.
Os objetivos do curso de Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde são:
I - aperfeiçoar o conhecimento dos gestores, integrantes das equipes gestoras dos serviços e docentes das Escolas Técnicas do SUS para a prática da gestão no campo da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, habilitando-os para atuarem nas atividades técnicas, cientificas e de inovação do referido campo;
II - possibilitar a continuidade formativa dos profissionais na lógica da educação permanente visando otimizar práticas transformadoras e inovadoras;
III - promover a ampliação do conhecimento da problemática da gestão do trabalho e da educação na saúde e intervir nas demandas em nível local, regional e nacional, propondo soluções de problemas, geração e aplicação de processos de inovação;
IV - gerar propostas que possibilitem intervenções inovadoras no contexto da gestão do trabalho e da educação na saúde.
Linhas de Pesquisa:
Gestão, Trabalho e Saúde: Esta linha aborda as políticas de valorização do trabalhador e dos processos de gestão do trabalho na área da saúde, suas interfaces e relações intersetoriais. Envolve as temáticas: Políticas, estratégias e práticas de gestão do trabalho em saúde; Relações e negociação do trabalho; Mutações no mundo do trabalho e suas repercussões no mundo de trabalho em Saúde; Regulação e Regulamentação do Trabalho em Saúde; Formas de contratação de pessoal e seus impactos na gestão e no trabalho em saúde; Condições de Trabalho; Trabalho Decente; Saúde do Trabalhador; Humanização nos Serviços de Saúde; Inovações nas organizações e nos processos de trabalho.
Políticas, Concepções e Práticas da Educação na Saúde: Esta linha de pesquisa aborda a educação no contexto da saúde e compreende as seguintes temáticas: Estado e Políticas para formação de profissionais em saúde na contemporaneidade; Concepções e práticas na formação dos profissionais de saúde; Educação Profissional em saúde; Educação Permanente em saúde; Interação ensino e serviço; Educação Interprofisional em Saúde; Metodologias ativas e o processo de aprender e de ensinar nos serviços de saúde; Transformações tecnológicas e a educação a distância na formação dos profissionais de saúde.
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Correo electrónico: dyego.souza@ufrn.br