Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANUELE DE JESUS BALATA SOUSA ALVES

DATA : 10/11/2023
LOCAL: meet.google.com/hwc-osov-cwi

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MARANHÃO: uma análise de 10 (dez) anos

Educação na Saúde, Educação Permanente, Educação profissional em saúde pública, Sistema Único de Saúde

Introdução: A Educação Permanente em Saúde pode ser entendida como aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho, baseia-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. Objetivo: Analisar a trajetória da EPS no estado do Maranhão no período de 2012 a 2022, a partir da identificação e mapeamento das formações profissionais técnicas de nível médio e qualificações profissionais desenvolvidas pela ETSUS/ESP e demonstrar as ações de EPS no cenário maranhense através de um protótipo de aplicativo. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, que utiliza a pesquisa documental para a coleta de dados em 11 documentos estaduais que tratam da educação permanente no estado do Maranhão no referido período. Análise: Os dados foram analisados a partir da categorização de: natureza da oferta; instituição formadora/ regional de saúde/ município; oferta educacional e o quantitativo de alunos formados/capacitados. Resultados: Foram encontradas 67 ofertas educacionais, sendo 7 ofertas de formações técnicas de nível médio e 60 ofertas de qualificação profissional, alcançando um total de 3.247 alunos formados nas formações técnicas e 45.346 alunos capacitados nas qualificações profissionais, com um total de 48.593 capacitados no decênio. Conclusão: O entendimento da EPS no Maranhão a partir de documentos norteadores influencia diretamente nas práticas e no modo como a política é conduzida nos territórios. Observou-se nos documentos fragilidade na sistematização dos dados e a necessidade de mecanismos de monitoramento. Para conduzir a EPS no estado do Maranhão é necessário compreendê-la e fazê-la protagonista neste SUS que se aprende, neste SUS que se ensina.

Presidente - 3474916 - JOSE JAILSON DE ALMEIDA JUNIOR
Interno - 1119740 - MAURICIO WIERING PINTO TELLES