Banca de QUALIFICAÇÃO: GILSANDRA DE LIRA FERNANDES

DISCENTE : GILSANDRA DE LIRA FERNANDES
DATA : 03/08/2023
LOCAL: Plataforma meet

Sofrimento Psíquico dos Profissionais Inscritos em Programas de Residências em Saúde, durante o processo de Formação: Uma Revisão Integrativa.

Sofrimento psíquico; sofrimento mental; transtornos mentais; saúde mental; residência médica; residências em saúde.

Alguns estudos apontam como o sofrimento psíquico se manifesta entre os profissionais de saúde inscritos em cursos de residência na área da saúde (médicas, multiprofissionais e outras) e ressaltam sua evidência através de alguns indicadores que o associam ao contexto da formação. Entre os médicos as prevalências de transtornos de ansiedade, depressão e suicídio encontram-se mais elevadas do que na população geral. Esta pesquisa pretende analisar e compreender o sofrimento psíquico dos profissionais inscritos em residências em saúde durante o processo de formação, através de uma revisão integrativa da literatura, de natureza exploratória quanto ao delineamento. Para a identificação dos estudos relevantes, serão consultados os bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), System Online (MEDLINE); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).  Para a análise dos resultados e síntese dos artigos, será confeccionado um quadro sinóptico, para expor os achados, constituindo um banco de dados único, com o objetivo de facilitar a gerência das informações encontradas. Serão desenvolvidos alguns quadros e gráficos que serão fundamentais para a apresentação dos resultados alcançados na análise dos textos, respondendo às questões norteadoras presentes nos objetivos geral e específicos do presente estudo. A pesquisa busca subsidiar as instituições formadoras, os programas de residência e os serviços de saúde para que tomem as medidas necessárias no sentido de melhorar a qualidade de vida e reduzir o sofrimento psíquico destes profissionais em processo de formação.

Interna - 6468813 - ANA TANIA LOPES SAMPAIO
Interno - 3718114 - HENRY WALBER DANTAS VIEIRA