Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANE DE SOUZA LIRA CANUTO

DISCENTE : ROSANE DE SOUZA LIRA CANUTO
DATA : 26/05/2023
LOCAL: Virtual

AFASTAMENTOS DE SERVIDORES POR MOTIVO DE DOENÇA EM UM HOSPITAL PÚBLICO: UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS E IMPLICAÇÕES

Saúde do Trabalhador; Absenteísmo; Licença Médica.; Hospital Público;Gestão do Trabalho.

Várias são as transformações que vêm acontecendo nas últimas décadas no mundo do trabalho. Estas mudanças têm acarretado consequências nem sempre positivas para o trabalhador e para a sociedade. Os hospitais são organizações complexas que ofertam serviços de saúde de média e alta complexidade. Os profissionais que laboram neste serviço convivem diariamente com sobrecarga de trabalho, falta de pessoal, turnos prolongados, escassez de insumo e equipamentos, estruturas físicas inadequadas, insuficiência de leitos, superlotação, defasagem salarial, fragilidade nas relações, entre outros. Este trabalho tem como objetivoconhecer o perfil dos afastamentos por motivo de doença dos servidores de um hospital público no Estado de Alagoas na perspectiva de contribuir para promoção da saúde dos trabalhadores. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter quantitativo. A população-alvo foram todos os trabalhadores do hospital que no período de maio 2020 a dezembro de 2021 tiveram afastamentos por motivo de doença registrados no Sistema de Informação Cadastral do Hospital Geral do Estado de Alagoas que têm informaçõessociodemográficas, clínicas e ocupacionais dos trabalhadores. Os dados foram tabulados no software Excel e analisados via JASP 0.16.4 (JASP TEAM, 2023). Realizaram-se testes inferenciais para investigar a associação entre o número de afastamento por grupo de CID-10, através de teste de Kruskal-Walis, considerando os grupos de CID - 10 como fatores e o número de afastamento como variável dependente. Esse teste foi aplicado devido à natureza assimétrica dos dados (Kolmogorov-Smirnov, p < 0,05), como também, o teste de χ² foi realizado, com o nível de significância de 5% (p < 0,05), quando células apresentaram número de observações menores que 5, utilizou-se o teste exato de Fisher. Os resultados evidenciaram um número elevado de afastamento por adoecimento dos trabalhadores de saúde da instituição, com taxas de absenteísmo por motivo de doença elevadas na categoria de enfermagem e entre trabalhadores não efetivos. Com relação às doenças, foram mais frequentes as do sistema osteomuscular. Ao conhecer as causas do absenteísmo por doença associados ao trabalhador de saúde, tem-se subsídios para estabelecer estratégias de prevenção e de promoção da saúde no trabalho. Acredita-se que a saúde desses trabalhadores é negligenciada, o que reflete também na qualidade da assistência prestada ao paciente. Conhecer o perfil de adoecimento do trabalhador é indispensável, uma vez que possibilita o diagnóstico situacional, contribui para o reconhecimento dos fatores de risco e auxilia nas estratégias de intervenção direcionadas à melhoria das condições de trabalho, na qualidade de vida e na redução do afastamento laboral.

Presidente - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Interno - 3926907 - DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA