COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E CAPACITAÇÃO DE GESTORES: UM ESTUDO NO HOSPITAL REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Gestão por Competências. Trabalho. Desenvolvimento. Capacitação.
Este estudo tem como objetivo analisar as competências gerenciais dos gestores do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, identificando as competências estabelecidas e o desenvolvimento necessário para reduzir o GAP e melhorar a qualidade da assistência prestada. Para atingir esse objetivo, a pesquisa adotou uma metodologia aplicada com abordagem dedutiva e exploratória para atingir os objetivos específicos, utilizando pesquisa documental como método de coleta de dados. A amostra selecionada para o estudo é o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que atende pacientes regulados para Média e Alta complexidade na Rede de Atenção à Saúde e é gerenciado pelo Estado, mas faz parte da rede regionalizada e hierarquizada na Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande. O hospital é classificado como de grande porte, com 2.266 trabalhadores em seu quadro, sendo 1.713 servidores efetivos, 535 trabalhadores com vínculo temporário e 18 cargos comissionados. Além disso, 100% dos cargos de gestores são ocupados por servidores de carreira. O estudo utiliza a ferramenta Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) para mensurar a necessidade de desenvolvimento dos profissionais do hospital, visando melhorar a qualidade da assistência prestada à população. O CHA é capaz de mensurar se os conhecimentos técnicos, os aspectos comportamentais e as características pessoais são as necessárias para que os gestores e trabalhadores tenham seu desempenho em alto nível. Os resultados da pesquisa irão contribuir para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul atualize sua política de capacitação gerencial e contribua para o desenvolvimento de seus gestores, melhorando seu desempenho adequado. Além disso, o estudo poderá servir como referência para a definição de competências para gestores hospitalares, permitindo que o modelo de gestão por competência alcance resultados diferenciados nas organizações que o implantarem.