Banca de DEFESA: MATTEUS PIO GIANOTTI PEREIRA CRUZ SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATTEUS PIO GIANOTTI PEREIRA CRUZ SILVA
DATA : 15/06/2026
HORA: 10:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO DE MODELO TEÓRICO-LÓGICO PARA SUBSIDIAR PROCESSO DE AVALIABILIDADE DOS EIXOS I E III DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Saúde da Criança; Política de Saúde; Avaliação em Saúde; Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), instituída pelo Ministério da Saúde em 2015, busca orientar ações integradas, equitativas e contínuas voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde infantil no Brasil. Sua efetividade ainda carece de avaliações sistemáticas dos seus indicadores ao longo do tempo e nos diferentes contextos regionais. Objetivo: Analisar os Eixos I e III da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança por meio da construção de um modelo teórico-lógico que subsidiem um processo avaliativo para a implementação da política. Metodologia: Trata-se de um estudo que visa disponibilizar a construção de um instrumento para subsidiar o processo de avaliabilidade, vinculado ao projeto “Nascer e Crescer: avaliação da PNAISC”, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 7.673.647). Este recorte pertence a etapa de avaliabilidade da política com foco nos Eixos I e III mediante construção e validação de modelos teórico e lógico-operacional. O modelo teórico fundamentou-se na Teoria do Programa de Hartz, envolvendo análise documental sistemática segundo Bowen e validação por consenso técnico. O modelo lógico baseou-se na análise de documentos municipais (2022–2025) e em 20 entrevistas com gestores, profissionais, pesquisadores e usuários. Os dados foram analisados conforme Bardin e validados em oficinas de consenso com representantes institucionais e técnicos do Ministério da Saúde. Resultados: Os resultados originaram dois artigos científicos: o primeiro sobre a construção do modelo teórico da PNAISC e o segundo acerca da formulação e validação do modelo lógico da política. O modelo teórico evidenciou duas dimensões complementares: uma descritiva, relacionada às desigualdades sociais e regionais, e outra prescritiva, voltada às intervenções na Atenção Primária à Saúde. Destacaram-se a humanização e a coordenação do cuidado como estratégias para redução da mortalidade materna e neonatal. O modelo lógico sistematizou recursos, ações, produtos, resultados e indicadores, explicitando nexos causais e identificando nós críticos de implementação. Apesar das limitações na mensuração de aspectos qualitativos, os modelos fortalecem o monitoramento, a avaliação e a tomada de decisão no SUS. Conclusões: A proposição do modelo teórico-lógico da PNAISC fortalece a avaliabilidade da política ao explicitar seus nexos causais, componentes estruturantes e mecanismos operacionais. O modelo contribui para gestão, monitoramento e tomada de decisão no SUS, embora apresente como limitação a análise restrita aos Eixos I e III, demandando atualizações contínuas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1242804 - ADRIANA GOMES MAGALHAES
Interno - 1893928 - OSVALDO DE GOES BAY JUNIOR
Externa à Instituição - ANA MARIA FREIRE DE SOUZA LIMA
Notícia cadastrada em: 02/06/2026 09:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao