Banca de DEFESA: RENATHA PAULLIANY SILVA MACENA

DISCENTE : RENATHA PAULLIANY SILVA MACENA
DATA : 02/07/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

PREVALÊNCIA DA MULTIMORBIDADE E ASSOCIAÇÃO COM FATORES PESSOAIS E INCAPACIDADE NA POPULAÇÃO ADULTA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ/RN: ESTUDO MDS-BRASIL

Multimorbidade, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Inquéritos Epidemiológicos.

O termo multimorbidade compreende a coexistência de 2 ou mais condições de saúde no mesmo indivíduo e é um assunto emergente para a saúde coletiva. Apesar dos estudos se concentrarem em populações mais velhas, um crescente debate em indivíduos mais jovens vem sendo evidenciado, ao passo que as relações entre multimorbidade e fatores pessoais e incapacidade não estão consensuadas na literatura. Este estudo visa estimar a prevalência de multimorbidade autorreferida na população adulta e sua associação com a incapacidade e fatores pessoais no município de Santa Cruz, utilizando os dados do instrumento MDS-Brasil. Trata-se de estudo observacional e transversal de base populacional com caráter quantitativo. Foram incluídas pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, sem distinção do nível de escolaridade, com ou sem incapacidades, que residiam no município de Santa Cruz, Rio Grande do Norte. No inquérito populacional foram coletadas informações sobre os fatores pessoais (idade, sexo, renda, escolaridade e raça/cor) e sobre níveis de incapacidade (ausência, leve, moderada e grave) mediante três domínios de funcionalidade: mobilidade, funções do corpo, atividade/participação do instrumento MDS-Brasil. Foram analisadas 504 entrevistas. Os resultados mostraram maior proporção do sexo feminino (76,4%) sendo a maioria pessoas idosas (35,5%), pessoas casadas e com baixa escolaridade. Foi observada prevalência de 60,6% de multimorbidade autorreferida. Embora a multimorbidade seja reconhecida como um problema de saúde em pessoas idosas, os achados deste estudo revelam a presença da condição em pessoas jovens e de meia-idade. Os fatores pessoais que estão relacionados com a presença da multimorbidade são idade maior que 60 anos, baixo nível de escolaridade e ser casado(a). Foi verificada associação entre multimorbidade e nível de incapacidade nos aspectos mobilidade, funções do corpo e atividades e participação, expressando o quanto a multimorbidade é complexa e precisa ser manejada para reduzir níveis de incapacidades ao longo do tempo, principalmente quando acometidas em indivíduos mais jovens.

Presidente - 2132107 - NUBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA
Interna - 1213580 - CATARINE SANTOS DA SILVA