AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS SOBRE SONO EM PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA 5ª REGIÃO DE SAÚDE DO RIO GRANDE NO NORTE
Sono; Conhecimento, Distúrbios do Sono; Profissionais de Saúde; Educação Permanente.
Introdução: Os problemas do ciclo sono/vigília e os distúrbios decorrentes do sono são considerados problemas de saúde pública, que podem prejudicar a qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. No Brasil, a maioria desses problemas de saúde são recepcionados pela Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, é escasso na literatura científica o que os profissionais de saúde no contexto da APS conhecem sobre problemas e distúrbios do sono. Desse modo, é necessário enfatizar a importância da atualização dos conhecimentos dos profissionais de saúde sobre problemas e distúrbios de sono. Objetivo: Avaliar os conhecimentos sobre o ciclo sono/vigília e aplicação desses conhecimentos no campo de trabalho em profissionais da atenção primária à saúde no contexto da 5ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP). Métodos: Trata-se de um trabalho de método misto, do tipo exploratório-descritivo. A pesquisa foi desenvolvida em municípios da 5ª URSAP, da região Trairí e Potengi. A amostra do estudo foi estabelecida em 152 indivíduos, selecionada através do método não aleatório por conveniência. Contudo, para a parte qualitativa, o número de indivíduos da amostra foi definido em decorrência da saturação dos dados. Foram incluídos na amostra profissionais da APS que possuíam ensino superior completo e gestores (independente do grau de escolaridade) que atuam em municípios incluídos na 5ª URSAP, de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos e que consentiram participar da pesquisa. Para a parte qualitativa, foi adicionado o critério de exclusão de ter menos de 1 ano de atuação na APS. Os dados foram coletados a partir de um formulário semi estruturado que se dividiu em 2 módulos: “Dados pessoais” e “Conhecimentos sobre Sono”, que incluía parte do questionário A Saúde e o Sono, e o Assessment of Sleep Knowledge in Medical Education (ASKME). Os dados quantitativos, foram importados para o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0 e utilizado o teste Qui-quadrado de aderência para avaliar a distribuição das variáveis sociodemográficas; questões objetivas do formulário de avaliação de conhecimentos gerais sobre o ciclo sono e vigília; fontes de informações e das questões sobre a aplicação desses conhecimentos no campo de trabalho. Para a avaliação do “A Saúde e o Sono” e do “ASKME”, foi feita a porcentagem de acertos e erros por questão, e a média da porcentagem de acerto para o questionário como um todo e para cada domínio/categoria. Os dados qualitativos foram analisados através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) e realizou-se o método nuvem de palavras e análise de similitude. Resultados esperados: Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para a discussão sobre o sono e a necessidade de educação permanente pelos profissionais de saúde da APS com apoio do governo local, e assim tenha impactos positivos na abordagem sobre o tema na prática profissional e possa futuramente estar contribuindo para a identificação correta de problemas de sono, adoção de medidas e, assim, melhor assistência e qualidade de vida para a população.