Banca de DEFESA: LENILSON FIRMINO DE SOUSA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LENILSON FIRMINO DE SOUSA JÚNIOR
DATA : 30/08/2024
HORA: 09:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Permanência; Evasão; Ensino Superior; Instituição privada.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A permanência dos alunos no ensino superior privado se tornou um tema importante no contexto educacional, tanto no Brasil quanto internacionalmente, nesse contexto o objetivo deste estudo é analisar os fatores que contribuem para a permanência e os que levam a evasão dos estudantes no curso de graduação em Ciências Contábeis de uma instituição privada no Rio Grande do Norte (RN). Por meio de um estudo de caso, vamos examinar os índices de evasão na Instituição de Ensino Superior (IES) e investigar o perfil socioeconômico dos alunos matriculados no curso, isso incluirá características como idade, gênero, origem geográfica e condição financeira. Além disso, buscaremos identificar os fatores que influenciam a permanência no curso em questão e, a partir da coleta de dados com os alunos que matriculados, analisaremos os possíveis fatores de risco relacionados à evasão. Para a coleta dos dados foram utilizadas duas abordagens principais: análise de dados institucionais sobre o número de matriculados a cada semestre letivo, além dos números referentes a abandono, trancamento, transferência e cancelamento do curso dos últimos 19 anos, referente ao coorte de 2005 a 2023. Esses dados permitiram a construção de uma série histórica que possibilita identificar padrões e tendências no comportamento dos alunos ao longo do tempo, permitindo o cálculo do índice de evasão referente a 37 semestres e 28 turmas, além da coleta dos números de beneficiários de políticas públicas como o FIES e PROUNI. Também houve a aplicação de um questionário baseado no estudo de Castelo Branco, Nakamura e Jezine (2017), com o intuito de avaliar a permanência dos discentes no curso em estudo. A análise dos dados destaca uma média de evasão por turma de 65,29%, com uma predominância de jovens mulheres, uma diversidade racial limitada e a prevalência de alunos de escolas públicas. A maioria pertence a famílias com renda de 1 a 1,9 salários-mínimos, e a escolha do curso foi guiada por afinidade, não apenas pela facilidade de acesso. A identificação com o curso é forte, refletida em 52,6% de total concordância e 45,6% de concordância parcial, indicando maior persistência. A percepção sobre os professores é positiva, com 50,9% os considerando excelentes e 49,1% bons. As dificuldades financeiras, infraestrutura e escolaridade anterior são os principais fatores de risco para evasão. A intenção de permanência no curso é alta, com 87,7%, reforçando o compromisso dos alunos com a conclusão do curso.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2546356 - DANIELE DA ROCHA CARVALHO - nullExterna à Instituição - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO - UFPB
Presidente - 2550145 - EDZANA ROBERTA FERREIRA DA CUNHA VIEIRA LUCENA
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 11:18
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