PERMANÊNCIA E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DO RIO GRANDE DO NORTE
Permanência; Evasão; Ensino Superior; Instituição privada.
O objetivo deste estudo é analisar os fatores que influenciam a permanência e evasão no curso de Ciências Contábeis de uma instituição privada no Rio Grande do Norte (RN), através de um estudo de caso, analisando o perfil, os dados demográficos, socioeconômico e avaliando as particularidades que envolvem a permanência e a evasão no curso em estudo. Para a coleta dos dados foram utilizadas duas abordagens principais: análise de dados institucionais sobre o número de matriculados a cada semestre letivo, além dos números referentes a abandono, trancamento, transferência e cancelamento do curso dos últimos 19 anos, referente ao período de 2005 a 2023. Esses dados permitiram a construção de uma série histórica que possibilita identificar padrões e tendências no comportamento dos alunos ao longo do tempo e aplicação de um questionário baseado no estudo de Castelo Branco, Nakamura e Jezine (2017). O questionário foi elaborado para traçar o perfil dos estudantes e avaliar a permanência através de itens com variáveis nominais, ordinais e escalares, além de escalas do tipo Likert (Castelo Branco; Nakamura; Jezine, 2017). A análise realizada evidenciou que questões como dificuldades financeiras, falta de afinidade com o curso, desafios pessoais e ausência de suporte acadêmico são os principais fatores que levam à evasão. Em contrapartida, a competência do corpo docente, a pertinência do conteúdo programático e o respaldo institucional estimulam a permanência dos estudantes.