ÉTICA CORPORATIVA SINALIZANDO EFICIÊNCIA
Ética Corporativa; Teoria da Sinalização; Eficiência Econômica.
O objetivo deste estudo é identificar qual a relação entre a ética corporativa e a eficiência econômica das empresas. Assim, com base nas teorias da Sinalização e da Agência, inferindo que a implantação e divulgação de códigos de ética de qualidade, além de ser utilizado como mecanismo de controle de riscos, tem fundamental importância para apresentar maior credibilidade para o mercado, podendo assim influenciar nos resultados econômicos das entidades. Para isso, verifica-se a qualidade dos códigos de ética divulgados pelas companhias Brasileiras de capital aberto listadas na B3, no ano de 2018, com base no modelo de pontuação, proposto por Garegnani, Merlotti e Russo (2015), que retrata a qualidade destes códigos conforme atendidos os critérios preestabelecidos por órgãos reguladores. Também será utilizada a Análise Envoltória de Dados (DEA) para determinar o score de eficiência econômica, com base em informações que refletem os resultados, sendo considerados como Imputs, Passivo Circulante e Despesas, e como Outputs, Ativo Circulante e Receitas. Os dados foram coletados dos relatórios financeiros das empresas estudadas. Apesar de serem escassos os estudos focados na qualidade dos códigos de ética, esta pesquisa contribui para a literatura em comprovar ou não a afirmação teórica, como também influenciar às empresas a darem maior atenção a elaboração de códigos de ética de qualidade que podem influenciar tanto na sua credibilidade como em seus resultados econômicos.