O que o livro propõe, o que a escola dispõe: Análise nas atividades práticas propostas pelo livro didático e o fazer artístico no âmbito escolar.
Ensino de Arte; Ensino Fundamental; Livro didático; Mediação pedagógica; Práticas artísticas.
Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar os fatores que impactam negativamente o processo de ensino e aprendizagem das atividades práticas artísticas propostas nos livros didáticos de Arte distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Fundamental – Anos Finais. A investigação parte do pressuposto de que a arte, enquanto linguagem expressiva e componente curricular, exige condições pedagógicas adequadas para contribuir efetivamente com a formação dos estudantes. A metodologia é de uma pesquisa exploratória, que combinou revisão bibliográfica e pesquisa de campo - realizada em uma escola pública em Natal/RN, aproximando-se, em alguns aspectos, das características da pesquisa-ação. A coleta de dados incluiu aplicação de questionários aos discentes, observações em sala de aula com anotações no diário de bordo e análise dos livros didáticos de Arte utilizados nas edições de 2017, 2024 e 2025. Os resultados revelam limitações significativas para a realização das práticas artísticas, como ausência de materiais didáticos e artísticos, espaços físicos inadequados e propostas pedagógicas incompatíveis com a realidade escolar. A fundamentação teórica apoia-se em diversos autores como Barbosa (2003), Libâneo (2006), Lajolo (1996), Eisner (2008), John Dewey (1934), e outros. A pesquisa evidencia que, embora as dificuldades estruturais comprometam o pleno desenvolvimento das atividades, também abrem espaço para estratégias pedagógicas criativas e adaptadas pelos educadores. Conclui-se que a valorização do uso consciente do livro didático, aliado a uma mediação crítica e sensível, pode promover uma prática docente mais eficaz e garantir aos estudantes o acesso à experiência artística como parte fundamental de sua formação integral.