TEATRO DO OPRIMIDO E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA ANTIRRACISTA
EDUCAÇÃO; TEATRO DO OPRIMIDO; ENSINO DE TEATRO; ANTIRRACISMO.
O presente trabalho investiga a experiência realizada com a metodologia do Teatro do Oprimido, criada por Augusto Boal (1989), na Escola Estadual em Tempo Integral 11 de Agosto, na disciplina de Artes com as turmas do 1º ano “A” do Ensino Médio, durante o ano de 2024, na cidade de Umarizal-RN. As práticas teatrais foram desenvolvidas com base nos exercícios, jogos e técnicas do Teatro do Oprimido e os temas geradores partiram das opressões históricas enfrentadas pelo povo preto, inicialmente sob uma perspectiva ampla e geral, abordando questões estruturais como racismo sistêmico, discriminação racial e marginalização. A partir dessa compreensão mais abrangente, as discussões foram gradativamente direcionadas para o contexto local, possibilitando a análise das dinâmicas raciais presentes no cotidiano dos alunos e da comunidade, com ênfase nas formas de racismo velado e exclusão social, permitindo que os estudantes refletissem sobre as manifestações de racismo que permeiam suas experiências cotidianas, tanto dentro quanto fora da escola. Nesse contexto, busca-se responder se o Teatro do Oprimido pode ser um veículo eficaz para aumentar a conscientização dos alunos sobre o racismo estrutural e suas manifestações no cotidiano escolar. Para responder a essa questão, os objetivos deste estudo irão analisar as experiências e percepções dos alunos sobre as práticas do Teatro do Oprimido, identificar as transformações na compreensão dos alunos em relação às relações étnico-raciais e investigar as dinâmicas de grupo resultantes das práticas teatrais, examinando como o Teatro do Oprimido pode promover um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando a metodologia da pesquisa-ação do Michel Thiollent, e envolvendo a participação ativa dos alunos e da comunidade escolar no processo de investigação. Portanto, por meio dessas aulas, exploramos possibilidades e traçamos caminhos que buscam promover uma prática educativa-artística-antirracista no contexto escolar.