A Interseccao entre Educacao e Visualidade nas Obras de Malangatana: Um Estudo sobre a Contribuicao para a Compreensao das Narrativas Visuais e Verbais
Palavras-chave: Malangatana. Decolonização. Educação visual. Artes Visuais
RESUMO
A realização desta pesquisa busca analisar a relação entre educação e visualidade nas obras do artista Moçambicano Malangatana Valente Ngwenya, visando compreender de que forma a intersecção entre essas áreas do conhecimento enriquece a interpretação das narrativas apresentadas tanto visualmente como verbalmente no espectador - estudantes do nono ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais no Centro de Educação Rural Professor José Tito Júnior (CERU), na Comunidade Quilombola de Coqueiros, no Município de Ceará-Mirim/RN. A análise da convergência entre educação e visualidade nas criações de Malangatana proporciona uma compreensão mais aprofundada sobre o potencial educativo da arte visual e como essa linguagem contribui para a construção de significados complexos e plurais. Além disso, a investigação desse tema amplia o campo de estudos interdisciplinares, promovendo reflexões importantes sobre as relações entre arte, educação e sociedade. Tem como aporte teórico: Hampatê Bâ (2010), Fanon (2008), Navarro (1998), Secco (2016), Barbosa (2020) e Pillar (2012). A metodologia se caracteriza como uma experiência em sala de aula, unindo a pesquisa bibliográfica ao método de investigação escolhido identificado como pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Espera-se que a pesquisa contribua para a ampliação do conhecimento sobre a relação entre educação e visualidade, destacando a relevância desse diálogo para a compreensão e apreciação das narrativas visuais e verbais presentes nas artes do Malangatana. Além disso, pretende-se promover reflexões sobre o papel da arte na formação educacional e cultural, ressaltando a importância das oportunidades de abordagem crítica - social e política - que pode contribuir para a construção efetiva de conhecimentos e para o enfrentamento do racismo, preconceito e discriminação.