Nos palcos do “Novo” Ensino Medio: uma proposta metodologica para o ensino de teatro.
Ensino de Teatro; Novo Ensino Médio; Metodologia
A pesquisa em questão objetivou construir uma proposta metodológica de Ensino de Teatro para o “Novo” Ensino Médio, inclusa na disciplina de Arte, na Formação Geral Básica. Para tanto foi trabalhado os elementos teatrais como parte essencial do Ensino de Teatro na etapa de ensino destinada a esta pesquisa, com a perspectiva de intervir na formação de plateia. A pesquisa foi realizada na rede pública de ensino, especificamente na Escola Estadual Presidente Roosevelt, situada na cidade de Parnamirim, Estado do Rio Grande do Norte, nas três séries do ensino médio, onde foi implementado o “Novo” Ensino Médio, no ano de 2022. Sendo assim, foi utilizado como referencial teórico os ensinamentos de Spolin (2006) e Koudela (2009) para construção de uma metodologia lúdica baseada em jogos teatrais, dialogando com Rancière (2002) e Freire (2004) para embasar uma proposta metodológica que contemple o discente como foco principal da relação ensino-aprendizagem.