O ensino da flauta doce na educação básica: A criatividade e o jogo no ensino fundamental
Flauta doce; Aprendizagem Criativa; Improvisação.
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades e contribuições de brincadeiras, jogos e a criação musical nas aulas de flauta doce realizadas no projeto “Flauteando na escola". O projeto aconteceu na Escola Municipal Noilde Ramalho Pessoa, em Natal/RN, com 11 crianças do 3º ano do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Foram utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os estudantes, mãe de um estudante e a coordenadora da escola. Para fundamentação foram discutidos conceitos como: o modelo CLASP, improvisação, jogos, brincadeiras, aprendizagem criativa e ensino coletivo de instrumento baseando-se na concepção principalmente de Swanwick (2003a; 2003b; 2014), Beineke (2003; 2006; 2011; 2021) e Huizinga (1993). Os resultados do trabalho apresentam contribuições para a discussão do ensino da flauta doce, refletindo sobre as possibilidades de escrita não convencionais, diferentes formas do uso da flauta doce, possibilidades de jogos, brincadeiras, improvisação e composição. Além de enfatizar o papel mediador do professor, o estimulo por um ambiente criatividade, o protagonismo dos estudantes nas atividades e o olhar integral para formação deste estudante. Essa experiencia deve favorecer a discussões sobre o ensino de instrumento musical na educação básica.