Diagnóstico sobre os Projetos Pedagógicos das Licenciaturas presenciais do CCET/UFRN
Ensino Superior;Projeto Pedagógico de Curso;Diretrizes Curriculares
A democratização do Ensino Superior na última década e o consequente aumento do número de matrículas juntamente com as rápidas transformações, aliadas às inovações tecnológicas demandam , exigem e impõe às Instituições de Ensino Superior repensar estratégias que possam não só proporcionar conhecimento, mas, sobretudo capacitar os egressos para que possam se adaptar a um contexto cada vez mais complexo. Diante disso, o Projeto Pedagógico de Curso constitui-se como um importante documento à medida que é nele que estão reunidas todas as ações e estratégias norteadoras do fazer pedagógico, devendo estar em sintonia com a nova visão de mundo, no sentido de garantir uma formação global e crítica para os discentes como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, bem como sujeitos de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos. Diante dessa relevância, esse documento precisa passar por atualizações permanentes. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral elaborar um diagnóstico sobre a situação documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura presenciais do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN. Este objetivo leva em consideração os Projetos que estão em consonância com a última diretriz curricular publicada pelo Conselho Nacional de Educação, a Resolução n°2, de 1° de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de Licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda Licenciatura) e para formação continuada e os que ainda não fizeram as suas adequações,além de outros documentos que norteiam todo o processo de atualização, uma vez que esses projetos são construídos coletivamente e devem ser atualizados de forma permanente e os que ainda não estão adequados a estas normativas. Para a realização desta pesquisa utilizaremos duas abordagens metodológicas como elementos para o processo empírico, quais sejam: estudo de caso e análise documental, sob as bases teóricas da pesquisa qualitativa. Esta pesquisa justifica-se em âmbito institucional ao passo que é de suma importância a atualização dos Projetos Pedagógicos para que estes estejam em consonância com as normativas federais e institucionais que regulamentam o Ensino Superior e seus resultados poderão vir a oferecer subsídios para que esses documentos sejam revisados dentro de certa periodicidade contribuindo dessa forma com a qualidade dos cursos ofertados pela Instituição.
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