FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A PESQUISA: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRN
Iniciação científica. Pós-graduação. PIBIC. Avaliação de impacto.
A formação de recursos humanos para a pesquisa científica é fundamental para que um país alcance os níveis de desenvolvimento social adequados. Nesse sentido, os programas públicos de fomento à formação de pesquisadores devem ser continuamente aprimorados com vistas à sua real efetividade. Este trabalho visa avaliar o impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq na UFRN, em relação ao encaminhamento dos egressos da iniciação científica para a pós-graduação stricto sensue ao tempo médio despendido para obter a titulação. Foi realizada inicialmente uma análise histórica sobre a institucionalização da pesquisa no Brasil, com foco na produção do conhecimento científico realizado na Universidades, no papel do CNPq na condução da política nacional de iniciação científica e no Plano Nacional de Educação como balizador dos esforços para promover a educação científica com a finalidade de melhorar a qualidade da pós-graduação. Realizou-se ainda uma descrição do modelo dos programas de IC realizados na UFRN. O estudo adotou uma perspectiva metodológica censitária, analisando o perfil dos egressos do PIBIC na UFRN, a participação desses discentes na pós-graduação e comparando o tempo médio para obter a titulação despendido pelos egressos do programa com o despendido pelos discentes que não participaram da iniciação científica. Os dados obtidos foram analisados com o objetivo de identificar relações que demonstrem o impacto da iniciação científica na continuidade da carreira acadêmica dos discentes, além de revelar aspectos que podem ser aprimorados para potencializar os resultados do programa.