Diagnóstico e estratégias de relacionamento entre fontes e porta-vozes da UFRN com a imprensa
Relacionamento com a Imprensa. Media Training. Comunicação Organizacional.
Em uma sociedade democrática, globalizada e ligada em rede, o relacionamento com a imprensa torna-se elemento fundamental e estratégico para as organizações. Nesse contexto, fontes e porta-vozes precisam estar preparados para atender às demandas dos jornalistas e conceder entrevistas que contribuam para o fortalecimento da imagem e da reputação organizacional. Esta pesquisa tem como objetivo elaborar estratégias e diretrizes para o relacionamento entre fontes e porta-vozes da UFRN com a imprensa, no intuito de evitar deslizes que possam gerar crises ou prejudicar a imagem da organização perante a opinião pública. O trabalho é dividido em três momentos: levantamento teórico, pesquisa de campo e elaboração do manual de relacionamento com a imprensa. O levantamento teórico trata sobre a comunicação na sociedade informacional e o poder da imprensa, a comunicação nas organizações, crises de imagem e media training como objeto de estudo, tendo como principais autores Castells (1999); Jenkins (2009); Wolf (2005); Assad e Passadori (2009); Kunsch (2003) e Torquato (2002). O estudo descritivo, de ordem quantitativa e finalidade aplicada, foi realizado a partir de consulta via questionário junto a 74 jornalistas de duas emissoras de televisão e dois jornais impressos com portais de notícias na internet. A coleta de dados resultou em um diagnóstico das fontes e dos porta-vozes da UFRN, cujas informações serviram como base para a construção de um manual de relacionamento com a imprensa voltado às necessidades da comunidade universitária.