DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO PREVIDENCIÁRIO NA COMUNIDADE ACADÊMICA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Aposentadoria. Previdência. Gestão do conhecimento. Difusão da informação. Melhoria.
A legislação previdenciária é aquela que passou por mais reformas desde a Constituição Federal de 1988, isso gera dúvidas e receios daqueles que pretendem obter o benefício da aposentadoria. Em uma instituição pública, com quase 5500 servidores, essa dúvida pode ser ainda mais evidente devido as proporções da instituição. O objetivo do presente trabalho foi examinar o nível do conhecimento previdenciário, com relação ao benefício de aposentadoria, dos servidores ligados a uma instituição federal de ensino superior que já têm direito a aposentadoria ou que terão nos próximos 5 anos. Com isso, fazer um diagnóstico desse conhecimento na instituição para possíveis melhorias futuras. O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi o questionário com o público alvo, caracterizando-os, e colocando questões que fizessem evidenciar possíveis dúvidas. Além disso, foi estudado a percepção dos respondentes quanto a disseminação desse conhecimento na instituição. Avaliando as ferramentas já existentes e abrindo espaço para sugestões de melhorias na atual estratégia. O diagnóstico realizado foi feito através do cruzamento de dados obtidos no instrumento de coleta e gerados em planilhas eletrônicas através de uma análise quantitativa e qualitativa. Ao final, delineou-se um plano de melhoria para as ferramentas de gestão existentes e uma estratégia para maior disseminação do conhecimento previdenciário na instituição, que implementando, possa gerar valor à organização.