Bibliotecas no contexto da educação a distância: contribuições para uma Instituição de Ensino Superior
Educação a distância. Universidade Aberta do Brasil. Polos de apoio presencial. Bibliotecas.
O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo conhecer a analisar a realidade atual de bibliotecas inseridas no contexto da educação a distância, no âmbito de uma Instituição de Ensino Superior (IES). O estudo é desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desde 2005 oferta cursos na modalidade de educação a distância. Esta IES, utiliza polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como unidades operacionais para acolher os alunos em alguns dos encontros presenciais exigidos durante o curso. Os polos estão localizados em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, devendo estar adequadamente estruturados, contendo ambientes administrativos e acadêmicos, sendo que um dos mais importantes é a biblioteca. Uma unidade de informação dessa natureza precisa ser organizada seguindo instrumentos normativos do Ministério da Educação (MEC), em especial os instrumentos para credenciamento de polo, credenciamento institucional e Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. A metodologia utilizada nesta pesquisa corresponde a um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quanti-qualitativa. Os atores participantes da pesquisa são os coordenadores dos polos da UAB/UFRN, sendo que os seguintes resultados preliminares foram evidenciados: todos os polos possuem biblioteca; a maioria dessas unidades de informação não estão informatizadas e nem dispõem de bibliotecários. O estudo considera que a participação da biblioteca universitária nesse sistema de ensino, assim como a inserção de bibliotecários na equipe multidisciplinar da UFRN selecionada para atuar na EAD, podem contribuir na oferta de produtos e serviços informacionais para os alunos e demais atores participantes da EAD naquela IES.