COMPLEXIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA LEAN OFFICE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UMA PROPOSTA PARA A FASE DE ANÁLISE DOS DESPERDÍCIOS
Administração Pública; Gestão de Processos; Produção Enxuta; Lean Office.
Este trabalho tem o objetivo de aplicar os conceitos do Lean Office para análise dos desperdícios nos processos em ambientes administrativos de uma Universidade Federal. Tendo em vista o contexto da pesquisa e por se tratar de uma instituição pública, fez-se a revisão bibliográfica sobre Administração Pública, enfatizando os princípios basilares expressos na Constituição Federal de 1988 e o modelo gerencial, bem como sobre gestão de processos e produção enxuta. Optou-se pela abordagem qualitativa e o método de pesquisa-ação, que foram realizados na Coordenação de Convênios e Contratos da Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa é um recorte de um Projeto maior que está em execução na referida Coordenação, cujo objetivo é melhorar os processos de tramitação de projetos acadêmicos. Para coleta de dados, fez-se uso de grupo focal para identificar a percepção de valor pelo cliente; workshop sobre processos, para construir os fluxos dos processos juntamente com a equipe de trabalho; e observações e entrevistas semiestruturadas, para construir o Mapeamento do Fluxo de Valor e identificar os desperdícios. O tratamento e a análise de dados se darão através da análise de conteúdo e do Mapeamento do Fluxo de Valor. Como produto final, espera-se criar um plano de ação com base no modelo Lean Office, cuja implementação e cuja análise de resultados serão apresentadas em trabalho acadêmico futuro.