A GESTÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO NA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Gestão. Conhecimento. Recursos humanos. Normas. Jurídico.
O objetivo do presente trabalho foi discutir como ocorre a gestão do conhecimento jurídico no setor de recursos humanos de uma instituição pública. Partindo da premissa de que as organizações públicas, por estarem imersas em uma sistemática burocratizada, bem como em virtude do Princípio da Legalidade, segundo o qual só é permitido fazer aquilo que as normas autorizam, necessitam ter seu conhecimento corretamente sistematizado para evitar erros na sua aplicação, constatam-se, nos últimos anos, profundas mudanças no conceito de gestão. Na área de recursos humanos, as constantes alterações de normas e entendimentos legais dos órgãos de controle dificultam consideravelmente a sua correta e célere aplicação no dia-dia de trabalho. Para tanto, buscou-se caracterizar o conceito de Administração Pública e de Gestão do Conhecimento, estabelecer os elementos de ligação entre a legislação de pessoal e a gestão do conhecimento, mapear as atividades realizadas na unidade-alvo e sistematizar as informações jurídicas pertinentes, a fim de possibilitar que o administrador público escolha, com mais segurança e facilidade, qual a normatização que deve ser aplicada em uma determinada situação concreta. Foi realizado um diagnóstico, por meio da aplicação de questionário com todos os colaboradores e gestores da unidade, cujos dados foram apurados com base na escala tipo Likert. Ao final, delineou-se um plano de gestão sistêmica e estratégica do conhecimento jurídico, que implementado, possa gerar valor à organização pesquisada.