Banca de DEFESA: SAMARA KARENY DA SILVA DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMARA KARENY DA SILVA DIAS
DATA : 14/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Online: https://meet.google.com/tej-ieft-tgm
TÍTULO:

Construção de um instrumento de avaliação do ensino aplicado aos graduandos de farmácia no estágio obrigatório em Assistência Farmacêutica.


PALAVRAS-CHAVES:

Estudantes de farmácia; Assistência farmacêutica; Avaliação do ensino.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), é uma unidade de referência, que tem a missão de desempenhar a Política da Assistência Farmacêutica, com o objetivo de atender a demanda ministerial referente aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), logística hospitalar para abastecimento de medicamentos, produtos de saúde e nutrição enteral e parenteral aos hospitais da rede estadual e as demandas judiciais. Além de suas atribuições assistenciais, a UNICAT é um cenário de práticas para os estágios obrigatórios dos acadêmicos do curso de farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Diante do exposto, por se tratar de um serviço com vários setores, possibilitando múltiplas vivências no processo formativo destes discentes em relação à Assistência Farmacêutica, o qual contempla inúmeras habilidades a serem desenvolvidas e um grande desafio para os profissionais preceptores em avaliar o processo de ensino-aprendizagem em serviço para a aquisição dessas competências, habilidades e atitudes. Assim, surgiu a necessidade de se instrumentalizar e também de alinhar a vivência ao processo avaliativo nos diversos cenários práticos da UNICAT, de modo que fosse realizada uma avaliação por competências, contribuindo para o processo formativo desses discentes. O desenvolvimento desta metodologia avaliativa foi realizado em 4 etapas: 1) Diagnóstico situacional; 2) Construção da matriz de competências das atividades realizadas em cada cenário prático 3) Construção do instrumento de avaliação baseado em competências; 4) Apresentação do instrumento ao NEP e preceptores. O estudo envolveu o NEP/UNICAT, a coordenação, docentes do curso de Farmácia/UFRN e preceptores farmacêuticos da UNICAT. O produto obtido propõe um processo avaliativo por competências, habilidades e atitudes o qual foi concebido pela análise e cruzamento dos documentos fornecidos pelos setores envolvidos com este campo de prática. Houve a sensibilização com os preceptores para discutirem um novo formato e posteriormente a aplicação do instrumento de avaliação. O instrumento se mostra viável, de baixo custo. O estudo respeitou os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos pela Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Interna - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Externa à Instituição - CARLA BEATRICE CRIVELLARO GONÇALVES - UPF
Notícia cadastrada em: 25/03/2025 13:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao