EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO USO DE LIVRO DIDÁTICO DIGITAL
Experiência do usuário. Livro didático Digital. Tablet. Design Centrado no Usuário.
Com a intenção de investigar o uso do livro didático em formato digital no aprendizado do aluno
de Ensino Médio, tendo como referencial a experiência do usuário (UX), este trabalho buscou
captar a experiência que o aluno tem ao utilizar este tipo de material didático, através do tablet.
De maneira a traçar um panorama dos pontos positivos e negativos percebidos por eles, trilhou-se
um caminho baseado no Design Centrado no Usuário, para então sugerir considerações que
permitam o aprimoramento desse tipo de produto auxiliar à educação contemporânea. Por meio de
uma avaliação cooperativa, na qual o aluno interfere no andamento do teste de usabilidade do
produto, é possível perceber imediatamente o que causa repulsa ou o atrai, o que causa
engajamento ou desmotivação quando manuseando o livro digital. O aluno foi ouvido a todo
tempo, enquanto manuseava o tablet, externando suas opiniões. Ao final do teste, aplicamos um
questionário para medir a satisfação do aluno na interação com o livro, o Questionaire for User
Interaction Satisfaction – QUIS (SHNEIDERMAN, 1986), que nos permitiu obter detalhes
subjetivos desta interação. O livro didático digital de história do Ensino Médio, História,
Sociedade & Cidadania - Volume 1, de Alfredo Boulos Júnior, editora FTD, foi escolhido para
esta pesquisa por apresentar características adequadas ao público-alvo, como uma boa
apresentação visual, recursos multimídia, elementos de interação e por atenderem aos requisitos
de seleção utilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE para o edital
01/20131 do Programa Nacional do Livro Didático no ano de 2015 e nas Políticas para a
aprendizagem móvel da UNESCO. Este edital foi o primeiro do governo federal a incluir o livro
didático em formato digital no seu programa educacional, que distribui os livros que as escolas
públicas utilizarão em todo o país. Os apontamentos desta pesquisa permitiram sintetizar uma
tabela de recomendações e revelam áreas do design e da usabilidade do livro didático em versão
digital, acessado em tablets, que podem ser considerados para uma melhoria no design deste tipo
de ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem.