O LIVRO DIGITAL NA EAD: UMA ANÁLISE DE USABILIDADE COM ENFOQUE CENTRADO NO USUÁRIO-APRENDIZ
Educação a Distância. Livro digital. Usabilidade.
A Educação a Distância, hoje em sua quinta geração, mais comum e presente desde o ensino técnico até a pós-graduação, encontra-se mediada pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, as chamadas NTIC. O livro impresso permaneceu enquanto material didático de base, principal, mas surgiram novas ferramentas, formas e formatos de leitura que complementam e auxiliam o aluno no processo pedagógico de ensino-aprendizagem. Os livros digitais, ou ebooks, fizeram parte da mudança de paradigma que marcaram o mundo editorial e, consequentemente, a maneira de se produzirem esses materiais didáticos: um livro digital, especialmente se o considerarmos como uma ferramenta interativa na EaD, não se resume simplesmente a uma cópia virtual do livro impresso. A presente pesquisa busca avaliar, inicialmente e de maneira simplificada, aspectos da usabilidade do material didático produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Educação a Distância, a partir da análise de tarefa com enfoque centrado no aluno-usuário e na prática técnica de avaliação cooperativa.