PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE: PROBLEMÁTICAS QUE JUSTIFICAM A ADOÇÃO DA INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO E TRABALHO EM SAÚDE
Educação Interprofissional; Trabalho; Políticas; Universidade; Currículo; Educação
Objetivo: Sistematizar os contextos e problemáticas que justificam a adoção da interprofissionalidade na formação e no trabalho em saúde e identificar os principais referenciais teóricos que embasaram a construção dos projetos. Método: Pesquisa documental em que foram analisados 120 projetos aprovados no edital PET-Saúde Interprofissionalidade. Uma estrutura de codificação baseada nos objetivos do estudo foi previamente elaborada pela equipe de pesquisadores e orientou a coleta de dados. Resultados: A problemática mais citada como justificativa para fortalecer a interprofissionalidade na formação em saúde foi currículos com pouca ou nenhuma iniciativa formalizada de EIP. Profissionais formados separadamente, priorizando habilidades específicas, necessidade de fortalecer trabalho colaborativo e modelo de atenção à saúde centrado na cura de patologias também foram justificativas citadas. O conceito de EIP mais utilizado para embasar os projetos foi o da OMS. O histórico de políticas indutoras de mudanças na formação e trabalho em saúde, referencias da interprofissionalidade e interdisciplinaridade foram os mais utilizados. Conclusão: A formação em silos ainda é predominante, com escassas experiências de EIP, dificuldade de implementar atividades práticas e estágios interprofissionais e necessidade de desenvolvimento para docência e preceptoria em EIP, representando aspectos centrais a serem fortalecidos durante a efetivação do PET-Saúde Interprofissionalidade.