DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO CLÍNICA DE UM SOFTWARE PARA MEDIÇÃO AUTOMATIZADA DA DENSIDADE MAMÁRIA
Densidade mamária, medição automatizada, mamografia, câncer, confiabilidade
Introdução: A densidade mamária à mamografia é um importante preditor de câncer de mama, mas sua mensuração apresenta limitações relacionadas à subjetividade da avaliação visual ou ao difícil acesso aos métodos de mensuração volumétrica automática. Aqui, descrevemos o projeto e a validação clínica do Aguida, um programa de software para quantificação automática da densidade mamária a partir de imagens de mamografia plana.
Materiais e métodos: O software foi desenvolvido em MatLab. Após a segmentação da imagem separando o pano de fundo da imagem da mama, o operador posiciona um cursor definindo uma região de interesse no músculo peitoral maior, a partir da visão oblíqua médio-lateral. Em seguida, na visão craniocaudal, o limiar de separação do tecido denso é baseado na densidade óptica do músculo peitoral, e a proporção do tecido denso é calculada pelo programa. Mamografias obtidas em 2 ocasiões diferentes em 291 mulheres foram utilizadas para avaliação clínica.
Resultados: O coeficiente de correlação intraclasse (ICC) entre as medidas de densidade mamária pelo software e pelo radiologista foi de 0,96, com viés de apenas 0,67 pontos percentuais e limite de concordância de 95% de 13,5 pontos percentuais; o ICC foi de 0,94 na avaliação da confiabilidade interobservador por dois radiologistas com experiências diferentes; e o ICC foi de 0,98 na avaliação da confiabilidade intraobservador. A distribuição entre as classes de densidade ficou próxima dos valores obtidos com o software volumétrico.
Conclusões: A medida da densidade mamária com o programa Aguida a partir de imagens de mamografia plana mostrou alta concordância com a determinação visual dos radiologistas e alta confiabilidade inter e intraobservador.