OS EFEITOS DO TREINAMENTO INTERVALO DE ALTA INTENSIDADE E DESTREINAMENTO NO PERFIL METABÓLICO E SAÚDE MENTAL EM MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICO: UM ESTUDO PILOTO
Exercicio aeróbico; Estilo de vida; Destreino; Mulher; Saúde mental
Objetivo: Investigar os efeitos do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) e do Destreino (washout) no perfil metabólico, qualidade de vida e saúde mental de mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).
Métodos: Um total de 23 mulheres com SOP (idade 21-34 anos) foram alocadas no grupo controle (n = 11) e no grupo HIIT supervisionado (n = 12). O programa de treinamento HIIT teve duração de 12 semanas, com sessões de 40-60 min de duração, sendo realizadads 3 dias por semana, sob supervisão. Dados sobre o perfil metabólico, qualidade de vida e saúde mental (questionário) foram avaliados. As diferenças em todas as variáveis foram avaliadas entre a linha de base, 12 semanas e o destreinamento (30 dias).
Resultados: Não houve diferença entre o grupo HIIT e o grupo controle (p <0.05) (baseline). As participantes foram classificadas com sobrepeso, estavam com alto índice de percentual de gordura e ciclos menstruais irregulares (amenorreia). Ao analisar os dados antropométricos, os dois grupos apresentaram uma interação grupo-tempo significativa para relação cintura quadril (ES, 1,0; P = 0.001). Em comparação com a linha base, não houve mudanças e interações significativas entre os tempos (pre-post and destraining) no perfil metabólico entre os grupos. O grupo HIIT apresentou melhoras e interação significativa nos domínios capacidade funcional (ES, 1.7; P=0.022), aspectos físicos (ES, 1.7, P=0.027), estado geral (ES, 3.1, P=0.021), ansiedade (ES, 1.0, P=0.025) e depressão (ES, 1.7, P=0.031) (pre-post). Respostas negativas foram verificadas no grupo HIIT após o destreino nos domínios da qualidade de vida.
Conclusão: O programa HIIT promoveu uma melhora nos domínios da qualidade de vida e saúde mental em mulheres com SOP; além disso, foi observado que após 4 semanas de destreinamento houve uma redução na qualidade de vida, no entanto, os domínios da saúde mental (ansiedade e depressão) apresentaram uma estabilidade no grupo HIIT diferente do grupo controle.