ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: a cosmovisão no discurso poético de A Poesia em Pânico
Palavras-chave: referenciação; sociocognição; construção de sentido; Murilo Mendes
Este trabalho se utiliza de conceitos oriundos da abordagem sociocognitiva para evidenciar processos de construção de sentido do livro A Poesia em Pânico, do poeta Murilo Mendes. Os conceitos de referenciação, objetos-de-discurso e esquemas cognitivo-experienciais foram empregados com vista a possibilitar a leitura dos sentidos dos textos que compõem o livro, esmiuçando seus modos de elaboração e efeitos de expressão. Buscou-se traçar paralelos entre a concepção de linguagem proposta pela teoria utilizada e aquela que perpassa os poemas e a prática poética do autor escolhido para estudo, destacando seus pontos em comum. Da mesma forma, utilizou-se da análise dos textos para procurar demonstrar aspectos variados da teoria. Ao mesmo tempo, uma leitura dos principais elementos do dis curso analisado foi construída ao longo do trabalho, buscando uma aproximação entre as áreas da literatura e da linguística.