Banca de DEFESA: CALIANA DA SILVA SOUSA MEDEIROS

DISCENTE : CALIANA DA SILVA SOUSA MEDEIROS
DATA : 22/07/2024
LOCAL: Sessão remota (Goole Meet)

O tópico discursivo como suporte para a avaliação da habilidde de desenvolvimento do assunto do texto

Ensino; Escrita escolar; Tópico discursivo

Este trabalho se situa no campo de estudos sobre o desenvolvimento da habilidade escrita no contexto escolar. Nesse amplo campo de investigação, recortamos um aspecto específico do processo da escrita escolar que, a nosso ver, tem recebido pouca atenção seja em pesquisas, seja em projetos de ensino-aprendizagem: o assunto do texto. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento oficial brasileiro que estabelece conhecimentos, competências e habilidades a serem desenvolvidos pelos estudantes na escola básica, prevê a habilidade de planejar e produzir textos considerando a situação comunicativa e o assunto/finalidade do texto. No entanto, percebemos a ausência de trabalhos que exploram de forma pontual esse aspecto da produção textual sobretudo no que diz respeito à avaliação. Apresenta-se, nesse sentido, a questão sobre o critério usado para avaliar e consequentemente propor intervenções pertinentes para o ensino do desenvolvimento do assunto do texto. Essa percepção nos levou, portanto, a pensar sobre uma categoria que pode ser usada para avaliar e consequentemente desenvolver a habilidade de desenvolvimento do assunto do texto, no processo de ensino de escrita. Considerando as diferentes perspectivas de análise textual desenvolvidas no campo da Linguística Textual, chegamos à categoria do tópico discursivo, concebida com base no assunto do texto. O nosso objetivo é, portanto, apontar padrões de escrita em textos escolares a partir do tópico discursivo de forma que se perceba, na escrita dos estudantes, como eles mobilizam a habilidade de desenvolver o assunto do texto. Realizamos a análise da organização tópica de uma amostra de textos escolares e identificamos diferentes padrões de desenvolvimento do assunto com base em quatro critérios: centração, organização hierárquica, organização linear e articulação tópica. Esses padrões permitem realizar uma avaliação do texto para identificar graus de habilidade de desenvolvimento do assunto. Com base nessa avaliação é possível propor atividades de ensino de modo a fazer que os estudantes desenvolvam diferentes habilidades (mais complexas ou menos complexas) de desenvolvimento do assunto.

Presidente - 1165367 - CLEMILTON LOPES PINHEIRO
Interna - 2226795 - MARIA HOZANETE ALVES DE LIMA