O impacto do uso do card game Magic: the Gathering na aprendizagem de inglês como L2 para estudantes de escolas públicas de Natal/RN
Magic: the Gathering; ensino-aprendizagem de L2; aprendizagem baseada em jogos.
Esta tese reporta um estudo que investiga o impacto do jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering no aprendizado de inglês como segunda língua (L2) entre estudantes do 8º ano do ensino fundamental II de escolas públicas em Natal/RN. Participaram do estudo 76 estudantes, com idades entre 13 e 15 anos, divididos igualmente em grupos experimentais e de controle. A pesquisa utilizou um framework de aprendizado baseado em tarefas para explorar a eficácia da aprendizagem baseada em jogos no aprimoramento da proficiência em L2, especificamente nas habilidades de compreensão de leitura e processamento de sentenças condicionais, além de analisar o nível de motivação gerado pela intervenção. Foram implementados uma série de pré-testes e pós-testes para medir as melhorias nas habilidades linguísticas e nos níveis de motivação. Os resultados sugerem que a integração do jogo no aprendizado de L2 pode impactar significativamente o processamento de sentenças condicionais e a elevar os níveis de motivação na aprendizagem da L2, tornando-se uma ferramenta pedagógica promissora. Este estudo contribui para o campo da Linguística Aplicada e da Psicolinguística ao fornecer suporte empírico para o uso educacional de jogos de cartas estratégicos em ambientes de aprendizagem de línguas.