A PRESENÇA DA ORALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA: uma análise dos livros Brigdes e Way to English
língua inglesa; habilidade oral – speaking; livro didático; atividades de língua inglesa.
Esta pesquisa propõe uma análise de dois livros didáticos (doravante LD) de
língua inglesa (doravante LI) aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do
Material Didático (PNLD) ofertados para as escolas públicas brasileiras:
Bridges e Way to English. Foram utilizados dois livros do 6º ano do ensino
fundamental, no qual a maioria dos alunos de escola pública (doravante EP)
têm seu primeiro contato com a LI em ambiente escolar. O objetivo da pesquisa
é analisar e identificar as propostas de atividades que destacam a habilidade
da fala, speaking, presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD. A
metodologia aplicada a essa pesquisa foi a qualitativa para realizar uma análise
descritiva. Durante a análise utilizamos o diagrama de Littlewood (2018) para
compreender a dinâmica do speaking nos LD e os obstáculos para uma efetiva
competência comunicativa na LI em ambiente escolar. O suporte teórico
fundamenta-se em autores como Littlewood (2018); Leffa (1999; 2016); Oliveira
(2014); Dörnyei (2011); Nunan (2003; 2009); Richards (2001); Tomlinson
(2011); Paiva (2011) entre outros. Dentre as reflexões, destacam-se a
presença excessiva da língua portuguesa em várias seções de speaking nos
livros didáticos, atividades de produção oral com propostas de reflexão e
discussão em língua portuguesa e em alguns casos desconexa do conteúdo
prévio abordado nas atividades de escrita, leitura e compreensão, além de
tarefas com exercícios mecânicos de repetição. Tais resultados apontam para
a dificuldade de promover interações espontâneas e situacionais baseadas nas
seções de speaking e que poderiam impulsionar o desenvolvimento da
competência comunicativa dos alunos em ambiente escolar.
Palavras-chave: língua inglesa; habilidade oral – speaking; livro didático;
atividades de língua inglesa.