PRÁTICAS DISCURSIVAS E CUIDADO DE SI:
A CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL NA ESCRITA DOS MAPAS DA VIDA
Mulheres Mil. Práticas discursivas. Subjetividade. Cuidado de si
O Programa Mulheres Mil constitui-se como uma política pública que busca atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, propiciando formação técnica e profissional, bem como busca operar um processo de modificação de si em seu corpo discente. Uma das estratégias propostas pelo Programa para esse processo de transformação é a escrita do Mapa da Vida. Nesse sentido, entendendo que o Mulheres Mil se inscreve como um dispositivo de tecnologias do eu (FOUCAULT, 2014b) e de produção de subjetividades determinadas por práticas discursivas de uma Cultura de Si (FOUCAULT, 2014a; 2014b; 2017), esta tese objetiva analisar que tipos de subjetividades se constituem discursivamente na escrita dos Mapas da vida das alunas. O estudo, de natureza qualitativa interpretativista e abordagem sócio histórica, insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2004; 2013). Utilizam-se dispositivos teórico analíticos da análise de discurso foucaultiana (FOUCAULT, 1984; 1988; 2006; 2009), de Estudos Feministas (RAGO, 2006; SCAVONE, 2006; SWAIN, 2006) e de Estudos da Linguagem. Os resultados mostram que a elaboração de subjetividades dessas alunas é atravessada por práticas discursivas cujos efeitos de sentidos traduzem aspectos da clássica Cultura de Si, das tecnologias do eu cristãs e igualmente traduzem práticas de liberdade.