AS CONTRADIÇÕES DO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA EM A MORTE DE D.J. EM PARIS
A morte de D.J. em Paris. Contos. Ditadura militar brasileira.
A morte de D.J. em Paris(1975), coletânea de contos assinada pelo escritor mineiro Roberto Drummond,foi publicada em um contexto em que o regime autoritário da ditadura militar brasileira tornou ainda mais difícil a escrita literária no país. Assim, os escritores, muitas vezes, tiveram de lidar com um impasse: escrever literatura de modo a dizer o que se almejava que fosse dito e, ao mesmo tempo, passar pelo crivo da censura sem prejudicar a mensagem e o critério estético.Tomando por base as influências do contexto sobre a literatura da época, a presente pesquisa visa a, sobretudo, investigar a forma como o texto literário de Roberto Drummond internaliza algumas contradições do contexto da ditadura militar e descrever os principais procedimentos estéticos utilizados pelo autor com essa finalidade. A fim de alcançar tais propósitos, a análise foi desenvolvida a partir da perspectiva dialógica de Bakhtin (2003; 2015) e tomando por base as considerações de Eco (2013) sobre ambiguidade e “obra aberta”. Até o presente momento, os resultados alcançados em nossa pesquisa demonstram a presença de uma forte tendência à experimentação estética nos contos estudados, nos quais algumas contradições do período são internalizadas por meio de um falar indireto motivado principalmente pelo uso da ambiguidade.