Feminismo Islâmico; Dialogismo; Identidade.
Feminismo Islâmico; Dialogismo; Identidade.
Esta pesquisa visa compreender a importância positiva do Alcorão para formação do feminismo islâmico em sociedades muçulmanas. Especificamente, busca analisar a relação dialógica que existe entre o discurso religioso do Alcorão e a constituição teórica, ideológica e identitária do feminismo islâmico. Para tanto, foi contraposto excertos selecionados de entrevistas de três feministas islâmicas que produzem a teoria e/ou militam pela causa das mulheres no Marrocos e versículos do Alcorão, a fim de perceber a presença do discurso do Alcorão em suas falas e entender como o discurso presente no Alcorão é capaz de influenciar a construção da teoria feminista islâmica e construir a identidade dessas mulheres. Para analisar esse fenômeno recorreu-se a diferente tipos de literaturas. Para analisar a relação dialógica dos versículos com os enunciados das feministas islâmicas, utilizou-se a teoria desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin: Bakhtin (2002; 2007; 2010; 2015), Volochinov (2010), especificamente a categoria dialogismo. Para entender a construção das identidades dessas mulheres foi indispensável recorrer aos estudos culturais de identidade: Stuart Hall (2003; 2005; 2006; 2013), Woordward (2013) e alteridade: Duschatzky & Skliar (2011). Além das teorias de análises, esta pesquisa também estudou as teorias feministas, tanto ocidentais para compor um breve histórico do feminismo no Ocidente: Consolim (2017) Ângela Davis (1982) Butler (1990), quanto a teoria feminista islâmica, para entender sua constituição: Asma Lamrabet (2007/2012/2015), Stéphanie Latte Abdallah (2010/2012), Margot Badran (2010), Souad Eddouada e Renata Pepicelli (2010), e Malala Yousafzai (2013) Zahra Ali (2012) Cila Lima (2014).