LEITURA DA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: DA IMANÊNCIA ESTÉTICA AO(S) DIÁLOGO(S) TRANSCENTES(S)
Literatura e ensino. Leitura de texto literário. Poética de Augusto dos Anjos.
O nosso trabalho (re)discutirá a abordagem estética da poesia de Augusto dos Anjos, tendo como ponto de partida a premissa de que o objeto estético em análise no texto será promulgado a partir dos sentidos projetados na sua leitura. Com isso, estabeleceremos diálogos entre a estética (forma) e o contexto, na tentativa de reconhecer as interferências / representações históricas, sociais, políticas, filosóficas, bem como de outros textos ou de outras manifestações artísticas que convirem. A leitura do texto literário aparece ainda hoje como procedimento desafiador para o docente de literatura no Brasil. Tal desafio reside, entre outras questões, no efetivo exercício do que reconhecemos como leitura crítica, ou seja, aquela que eleva o aluno à condição de sujeito-leitor; digamos que, como há tempo nos elucida Todorov (1971), aquela capaz de lançar compreensão do(s) sentido(s) do texto, induzindo a uma lúcida e coerente interpretação. Theodor Adorno, Hannah Arendt, Roland Barthes, José Bernardes, Antonio Candido, Anne-Marie Chartier, Jean Hébrard, Leahy-Dios, Perrone-Moisés e Anne Rouxel são alguns teóricos que nos legam orientações referencias. Nossa proposta consiste, então, no intento de quatro ações básicas: demonstrar a historicidade do ensino de literatura no Brasil, em especial, do século XX até os dias atuais, a fim de confrontarmos as diversas concepções, e, com isto, estabelecermos posicionamento com a devida pertinência teórica sobre a crise no ensino da leitura de texto literário; desenvolver, através da contínua verificação de fortuna crítica, análise da poesia de Augusto dos Anjos, de modo a identificar os pressupostos estéticos que melhor elucidem o(s) sentido(s) de seus textos; discutir as transformações impelidas às funções do texto literário, no cerne das legislações e documentos oficiais que legitimam a importância do texto literário no ensino do Brasil; efetuar leituras e análises de textos poéticos de Augusto dos Anjos, selecionados a partir das relevâncias estéticas e temáticas, com o intuito de tornar o Professor de Ensino Médio apto a trabalhar, em sala, munido do texto literário como uma genuína manifestação artístico-cultural que pode dialogar intensamente com a realidade dos jovens alunos.