O processo de construção de sentido em narrativas: uma análise construcional baseada em frames em O pequeno príncipe
Semântica Cognitiva
Construção de Sentido
Frames
Narrativa
O pequeno príncipe
Este trabalho tem por objetivo investigar o processo de construção do frame moral em “O Pequeno Príncipe”, de Saint-exupéry. Para isso, caracterizamos os frames envolvidos no processo de construção de sentido da obra sob análise e tomamos por base os pressupostos teóricos Linguística Cognitiva. Em consonância com esse perspectiva, utilizamos as noções de categorização, corporalidade, frames e esquemas imagéticos. Acreditamos que a construção de sentidos em narrativas está associada à ativação de frames e a realização de projeções e mapeamentos metafóricos pelo leitor. Essas considerações foram obtidas a partir da análise preliminar dos dados da obra O pequeno príncipe (EXUPÉRY, 2009). O estudo do corpus é de natureza qualitativa e de caráter descritivo, uma vez que as informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados são analisados indutivamente pelo pesquisador. Além de apresentar considerações sobre a ativação de estruturas cognitivas para compreensão dos processos que estão envolvidos na construção de sentidos em narrativas, propomos, nesse trabalho, a aplicação de um modelo de análise construcional do discurso (DUQUE, 2015), proposta essa, pensada em termos de possíveis perspectivas a serem adotadas numa análise do discurso baseada em frames.