A Subversão ideológica no Romance Levantado do Chão
subversão ideológica, crítica marxista, levantado do chão.
Esta dissertação tem como objeto de estudo o romance Levantado do chão (1980), de José Saramago (1922-2010), no qual está demarcado o que ficou conhecido como o estilo saramaguiano. A partir da crítica literária marxista, da análise do romance enquanto gênero literário e da relação do romance com o mundo ideológico que ele habita, demonstra-se que a subversão ideológica está presente na narrativa não apenas no plano semântico, mas também como elemento estruturador do discurso romanesco de José Saramago (forma), aguçando o gênero como arma e instrumento de humanização. Para introduzir o debate sobre a crítica literária marxista e seus pressupostos teórico-metodológicos, são explorados os estudos de Leon Trotski, Mikhail Bakhtin, Terry Eagleton, Raymond Williams e Antonio Candido. Delimita-se o conceito de ideologia a ser explorado na fundamentação teórica através das leituras de Raymond Williams, Marilena Chaui, Alfredo Bosi, Mikhail Bakhtin, Karl Marx e Friedrich Engels. O romance enquanto gênero literário é abordado a partir das perspectivas de Mikhail Bakhtin, Georg Lukács e Ángel Rama. O romance saramaguiano é localizado no interior do sistema literário português a partir da análise crítica de Carlos Reis.