Metadramaturgia e escrita performática na obra dramatúrgica de Nikolai Gógol
Nikolai Gógol; Dramaturgia; Escrita Performática; Metadramaturgia.
Esta pesquisa é produto de uma reflexão teórica sobre a obra dramatúrgica do escritor russo Nikolai Gógol e os modos pelos quais as suas experiências iniciais e o contexto histórico foram determinantes não apenas para construção de uma identidade no seu trabalho como autor, mas também para as diferentes formas de concepção e construção da obra dramática que surgem no contexto do teatro moderno. O trabalho se detém sobre a análise da trilogia metadramatúrgica gogoliana que compreende as seguintes peças: O inspetor geral (1836), À saída do teatro depois da representação de uma nova comédia (1842) e Desenlace de O inspetor geral (1846). São de interesse particular para esse trabalho os conceitos de metadramaturgia e escrita performática que serão basilares para a análise da obra do dramaturgo. O estudo sobre a metadramaturgia será trabalhado a partir da análise da metalinguagem e do metateatro para que, assim possamos melhor compreender como se estrutura a ideia de metadramaturgia e como esse conceito pode ser utilizado na análise de obras dramatúrgicas. A ideia de uma escrita performática compreende o estudo da obra a partir do viés performativo, entendendo o autor e o leitor/espectador como protagonistas desta relação. A partir dos estudos desses dois conceitos, de metadramaturgia e de escrita performática, poder-se-á compreender mais profundamente os diferentes aspectos da obra do autor, principalmente, no que se refere à atualidade de sua escrita.