PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ESCRITAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASOS
Narratividade. Ensino Fundamental. Linguística Funcional.
Este trabalho focaliza a construção da narratividade por alunos do ensino fundamental, buscando identificar estratégias por eles empregadas na produção de textos narrativos representativos do gênero miniconto. Trata-se de uma investigação de natureza quanti-qualitativa, com viés descritivo e analítico-interpretativista, para a qual tomamos material de análise 40 textos produzidos por alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental, sendo vinte de alunos do 6º ano (dez de escola pública e dez de escola particular) e vinte de alunos do 9º ano (distribuídos do mesmo modo entre o ensino público e o privado). Em linhas gerais, objetivamos compreender os mecanismos através dos quais os produtores constroem suas narrativas, bem como fornecer subsídios para análise da produção desse tipo textual. Esta pesquisa assenta-se nos pressupostos da linguística funcional de vertente norte-americana, inspirada em Talmy Givón, Sandra Thompson, Paul Hopper, Joan Bybee, Elizabeth Traugott, Mário Martelotta, Angélica Furtado da Cunha, entre outros. Além disso, a partir do aporte teórico apresentado por William Labov a respeito da narrativa, observamos os elementos recorrentes na estrutura das narrativas em estudo: resumo, orientação, complicação, resolução, avaliação e coda. Também abordamos, embora que de forma complementar, a noção de gênero apresentada por Luiz Antônio Marcuschi. Na análise do corpus, consideramos as seguintes categorias: gênero discursivo miniconto; estrutura composicional da narrativa; informatividade (progressão discursiva; coerência temática e narrativa; distribuição tópico-referencial); relevo informativo (figura/fundo).