NATAL CONDOMINIO CLUBE: inovação espacial nos eixos de valorização da Zona Sul da cidade
produção do espaço social, dinâmica espacial; inovação espacial; convenção urbana; condomínio-clube
Este trabalho discute a chegada de empreendimentos verticais do tipo condomínio-clube, na área de expansão urbana da Zona Sul de Natal em direção ao município de Parnamirim, com base na lógica de atuação dos empresários urbanos no submercado residencial. A principal característica de tais empreendimentos é a grande diversidade de itens de lazer existentes nas áreas comuns, com o intuito de representar qualidade de vida, conforto e tranquilidade. Aproveitando-se de grandes glebas de terra, da infraestrutura urbana construída, assim como da preferência que a Zona Sul de Natal desperta no imaginário da classe média, essa parte da cidade constitui-se atualmente em um dos alvos preferidos dos empresários urbanos. O referencial teórico deste trabalho inicia-se na discussão de Henri Lefebvre sobre a produção do espaço social, com ênfase na tridimensionalidade do espaço. Em seguida, utiliza-se de David Harvey para abordar as transformações do espaço construído e a dinâmica do mercado imobiliário, por meio do conceito de destruição criativa; especificamente sobre o mercado residencial, apropria-se da análise de Pedro Abramo sobre as ações dos empresários urbanos, com destaque para os conceitos de convenção urbana e inovação espacial. Os procedimentos metodológicos baseiam-se em entrevistas semi-estruturadas junto aos empresários urbanos para compreender sua lógica de atuação em torno dessa nova tendência em Natal, implicando em transformações na sua dinâmica espacial. De maneira geral, observa-se uma relação direta entre a localização de tais empreendimentos e o processo de segmentação espacial, ao mesmo tempo visto como consequência e estratégia de ação dos empresários urbanos.