Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais

O objetivo deste programa é investigar as dinâmicas urbanas e regionais, enfocando os benefícios que podem advir das políticas públicas de estado e da atuação do terceiro setor. As discussões abrangem as diversas escalas espaciais, assim como processos de formulação e implementação das políticas públicas. O curso é dirigido para a formação de profissionais interessados em atuar em equipes interdisciplinares, tanto na academia – em particular em pesquisa e ensino, como nas instituições públicas e do terceiro setor – em pesquisa, formulação e implementação de projetos. No mercado, esses profissionais também poderão atuar em empresas de consultoria e de planejamento. 

 

Áreas de concentração e linhas de Pesquisa:

O programa está organizado em duas áreas de concentrações, com duas linhas de pesquisas em cada área:

1. Área de concentração DINÂMICAS URBANAS E REGIONAIS – O contexto urbano e regional. Território e Políticas territoriais, urbanas, sociais, culturais e ambientais. As dinâmicas econômicas, sociais, culturais e ambientais. A dinâmica e a desigualdade do trabalho e do emprego no campo e na cidade. A precarização do trabalho no campo e na cidade.
Desenvolvimento e desigualdade socioespacial. A cidade e o campo no contexto regional. Cidades em rede e rede de cidades. A cidade e a metrópole. As cidades criativas e a economia da cultura. As cidades e a sustentabilidade. As áreas metropolitanas. Desenvolvimento contemporâneo, segregação e marginalidade urbana. Pobreza urbana e habitação de interesse social. A política, a gestão e as políticas públicas urbanas, sociais, culturais, ambientais e regionais. A Socioeconomia e o mundo do trabalho.

2. Área de concentração GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS – As políticas públicas como objeto de estudo. Democracia e representação. Democracia: deliberativa, associativa e participativa. Cidadania, participação (política, social e popular) e accountability. Governo, governança democrática e governabilidade. Modelos de Análise de Políticas Públicas. A gestão de políticas públicas, sociais, urbanas, culturais, ambientais, territoriais e regionais. Atores sociais e políticos e a governança. O planejamento estatal. A construção e a implementação das políticas públicas e os processos de decisão. Monitoramento e avaliação de políticas públicas, transparência e controle social. Relações entre Estado e sociedade civil. Redes de políticas públicas. Gestão social.

Linhas de pesquisa da área DINÂMICAS URBANAS E REGIONAIS:

. CIDADES E DINÂMICA URBANA – dedica-se à análise dos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos relativos à produção do espaço da cidade e das áreas metropolitanas, com estudos que contemplam as diversas escalas de cidades: pequenas, médias e grandes. São temas com enfoque em redes urbanas, sustentabilidade, qualidade de vida, desenvolvimento urbano, lazer, espaços públicos, serviços, produção imobiliária, habitação de interesse social, globalização, empreendedorismo urbano, planejamento estratégico de cidades, gestão e instrumentos do planejamento urbano, direitos, trabalho e cidadania, entre outros. As problemáticas centram-se nos processos de exclusão social, segregação socioespacial e nas diversas manifestações das desigualdades sociais e regionais, discutindo a cidade-região e a cidade policêntrica, bem como a metrópole como centro do poder econômico e político.

. ESPAÇOS RURAIS E DINÂMICAS TERRITORIAIS – abrange pesquisas referentes ao desenvolvimento territorial e às relações cidade/campo, focando nas instituições prevalecentes e nas políticas públicas. Entre os temas privilegiados por esta linha, estão: as novas ruralidades nos territórios; a questão agrária; questões políticas, atores, arenas e estruturas de governança em níveis local, regional, nacional e internacional; formas de organização social, representação de interesses e redes de políticas públicas; soberania e segurança alimentar e nutricional; movimentos sociais no meio rural; conflitos socioambientais e políticos; relações de gênero e geracionais; identidades e memória nos espaços rurais. A linha trabalha com diversas perspectivas analíticas, entre as quais: a análise de redes de políticas públicas, a abordagem das relações entre Estado e sociedade, o neoinstitucionalismo e a antropologia das políticas.

 

Linhas de pesquisa da área GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

. ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS, os temas relacionados às transformações do Estado contemporâneo, à democracia, justiça e inclusão social, assim como às políticas públicas e às formas de planejamento, gestão e organização institucional, são centrais. A questão da democratização da ação estatal é tratada a partir de vários conceitos-chave: governança, cidadania, participação, movimentos sociais e gestão pública. As políticas públicas setoriais são abordadas em todas as disciplinas previstas, chamando a atenção para a promoção do desenvolvimento social e sustentável nas esferas nacional, regional e local e para a relevância do controle social e da accountability.

A linha SOCIEDADE, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO desenvolve pesquisas no contexto urbano e regional a partir das temáticas: relação sociedade/ambiente, com base em princípios de sustentabilidade, equilíbrio, adaptação e sua interface com o desenvolvimento regional e as políticas públicas; questões socioambientais contemporâneas; riscos; vulnerabilidade e resiliência; gestão ambiental e os territórios rurais e urbanos; cidades, metrópoles e sustentabilidade; alternativas energéticas e hídricas; identidade e percepção socioambiental; participação e movimentos socioambientais; população, saúde e meio ambiente; governança ambiental; mudanças climáticas, desastres, adaptação e as dimensões humanas; socioeconomia e política ambiental; crescimento e decrescimento; e interdisciplinaridade.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao