Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA RAQUEL TORQUATO PINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA RAQUEL TORQUATO PINHO
DATA : 01/11/2024
LOCAL: google meet

TERRITORIALIDADE E AGROECOLOGIA: O PAPEL DOS MEDIADORES SOCIAIS NA TRANSFORMACAO DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO RIO GRANDE DO NORTE

Agroecologia; mediação social; terriotorio; ecologia politica

A presente tese investiga a atuação de mediadores sociais e suas influências agroecológicas nos territórios Mato Grande e Assú-Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2023 e 2027. O objetivo central é compreender como os processos de mediação social, realizados por organizações, movimentos sociais e agentes estatais, contribuem para a territorialização da agroecologia nos assentamentos rurais desses territórios. A pesquisa propõe analisar as lógicas e projetos políticos que orientam a ação dos mediadores sociais, mapeando suas trajetórias e identificando os impactos diretos e indiretos em termos de sustentabilidade, produção agrícola e organização comunitária. Além disso, discute como a articulação entre os agricultores e os mediadores se dá no cotidiano dos assentamentos, revelando os desafios e as oportunidades desse processo. No desenvolvimento teórico, a pesquisa dialoga com os campos da ecologia política, agroecologia e mediação social, a partir de uma perspectiva decolonial e contra hegemônica, com ênfase nas particularidades da América Latina e na contestação às lógicas dominantes do agronegócio. A partir desse ponto, investiga-se as dinâmicas de resistência dos assentamentos frente ao avanço do agronegócio e das corporações, como no caso da expansão dos parques eólicos no território Mato Grande, e a relevância de iniciativas como a Rede Xique-Xique de Comercialização Solidária no território Assú-Mossoró. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com visitas in loco, entrevistas semiestruturadas e observação participante nos assentamentos selecionados. Os territórios de estudo foram escolhidos com base na atuação de mediadores sociais que possuem diferentes formas de intervenção, permitindo uma análise comparativa entre suas influências. O levantamento de dados incluirá ainda a aplicação de questionários estruturados, possibilitando uma análise quantitativa complementar que revela correlações entre o tipo de mediação recebida e os resultados práticos nas dinâmicas produtivas e sociais dos assentamentos. Os resultados parciais demonstram que a presença de mediadores sociais com foco na agroecologia, como movimentos feministas, ONGs e universidades, tem contribuído significativamente para a resiliência das comunidades rurais, evidenciando o protagonismo dos agricultores, promovendo autonomia política e acesso a políticas públicas. A mediação fortalece a produção sustentável e proporciona alternativas ao modelo de desenvolvimento imposto pelo agronegócio, ou seja, assentamentos mais articulados com movimentos sociais apresentam maior coesão social e práticas agroecológicas mais consolidadas. Em contrapartida, os assentamentos que mantêm uma relação mais próxima com o Estado ou empresas privadas enfrentam maiores dificuldades na implementação de práticas agroecológicas, evidenciando a influência de diferentes atores no desenvolvimento territorial. Conclui-se que a mediação social é um fator determinante para a implementação e consolidação de práticas agroecológicas nos territórios estudados. A articulação entre agricultores e mediadores sociais possibilita a territorialização da agroecologia e fortalece as comunidades rurais na defesa de seus direitos e modos de vida. A pesquisa, portanto, contribui para o entendimento das dinâmicas territoriais e reforça a importância de uma abordagem integrada entre políticas públicas, mobilização social e agroecologia para a construção de sociedades sustentáveis.

Presidente - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA
Interno - 3214278 - LEANDRO VIEIRA CAVALCANTE
Externa à Instituição - SILVIA APARECIDA DE SOUSA FERNANDES - UNESP
Notícia cadastrada em: 08/10/2024 10:36