Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAÍNE CRISTINA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAÍNE CRISTINA DOS SANTOS
DATA : 15/10/2024
LOCAL: http\\: meet.google.com/hqs-hjjy-xus

EDUCACAO DO CAMPO: Uma avaliacao das licenciaturas em Educacao do Campo implementadas no estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave: Movimentos sociais; Agricultura camponesa; Educação do campo; Desenvolvimento territorial.

RESUMO

A presente proposta de pesquisa pretende avaliar a política educacional do campo pautada na resistência da população campesina que objetiva uma formação humana ancorada nas dimensões social, cultural, econômica, ambiental e política, frente à hegemonia do capitalismo agrário brasileiro que influencia diretamente as demandas para esses territórios, inclusive do campo da educação. Considerando como objeto de estudo a política de educação do campo a partir das licenciaturas em educação do campo (LEDOC) ofertadas em instituições de Ensino Superior em vários estados brasileiros, com objetivo de formar professores para os anos finais (segundo segmento) do ensino Fundamental e Ensino Médio em consonância à realidade social e cultural específica das populações que trabalham e vivem no e do campo, na diversidade de ações pedagógicas necessárias para concretizá-la como direito humano e como ferramenta de desenvolvimento social. Foram implantados cerca de 76 cursos de LEDOC no Brasil. Faremos um estudo sobre os impactos produzidos a partir da implementação das LEDOC’s no estado do Rio Grande do Norte foram implementadas a licenciatura através da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), campus Mossoró e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Canguaretama. Destina-se à formação de docentes para atuar em escolas do campo e tem como público-alvo os educadores do campo que não possuem curso de licenciatura, atendendo ao Decreto nº 7.352/2010, que privilegia também agricultores familiares, assentados, acampados, pescadores, ribeirinhos, ilhéus, quilombolas, indígenas e povos da floresta. O percurso metodológico empregará uma abordagem qualiquantitativa para compreender os resultados produzidos através desta política pública educacional, e serão selecionados discentes, egressos, docentes, coordenadores e membros da comunidade nos territórios de atuação das LEDOC’s para participar de aplicação de questionários fechados para viabilização de perfil socioeconômico. Utilizaremos uma amostragem intencional não probabilística do universo total alcançado, consideraremos 20% como amostra da pesquisa ´para realização de entrevistas semiestruturadas. Como resultados, almejamos evidenciar a relevância da política de educação do campo para o desenvolvimento rural sustentável, necessário a superação da crise educacional da população camponesa.

Presidente - 3180158 - WINIFRED KNOX
Interna - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA
Externa à Instituição - GIOVANA GOMES ALBINO - IFRN
Externa à Instituição - KIZE ARACHELLI DE LIRA SILVA - UFERSA