Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN PIERRE TERTULINO CAMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEAN PIERRE TERTULINO CAMARA
DATA : 20/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AS BODEGAS SOLIDÁRIAS NA PROMOÇÃO DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO E NO ENFRENTAMENTO À FOME NO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Bodega Solidária; Insegurança Alimentar; Políticas Públicas; Participação Social; Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Busca-se, com este trabalho, percorrer o cotidiano das Bodegas Solidárias, uma iniciativa desenvolvida pelo Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR) e localizada em dez municípios do Rio Grande do Norte, visando analisar a contribuição que esta tecnologia social tem prestado às famílias em situação de vulnerabilidade social e fome. Parte-se da compreensão de que o direito humano à alimentação adequada se materializa de forma concreta na vida destas famílias na medida que acontece a promoção, a acessibilidade e a disponibilidade de alimentos saudáveis em um sistema alimentar que conecta as dimensões da produção, do abastecimento e do consumo de alimentos no território. A Bodega Solidária integra uma ação alinhada à estratégia da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, contribuindo para a redução dos índices de insegurança alimentar da população ao promover o acesso à alimentação adequada e saudável. Trata-se de um equipamento que substancializa o ideal de direito à alimentação adequada, no qual quantidade e qualidade dialogam em prol de estabelecer acesso mínimo a nutrientes imprescindíveis ao desenvolvimento humano, bem como promove processos formativos para as famílias e incidência nas políticas públicas. A atuação direta de atores sociais na agenda da fome e da insegurança alimentar exigem abordagens complexas que vão além da escassez de alimentos. Seu enfrentamento requer a articulação entre as diferentes políticas públicas e setores sociais, adotando uma nova investida na perspectiva do diálogo com as experiências acumuladas pelas tecnologias sociais de promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional desenvolvidas pela sociedade civil organizada. A pesquisa adotará uma abordagem quanti-qualitativa, a partir da realização de entrevistas e questionários aplicados aos dirigentes do SAR e aos usuários nos dez municípios onde há Bodegas Solidárias (Natal, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, São Tomé, Lagoa Salgada, São José de Mipibu, Pedro Velho, Nísia Floresta e Montanhas), abarcando o período de 2020 a 2024. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3214278 - LEANDRO VIEIRA CAVALCANTE
Interna - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA
Externo à Instituição - DANIELA SANCHES FROZI - FIOCRUZ
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 20:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao