Geomarketing: A influência e distribuição da população perante a produção e organização do espaço imobiliário
Dinâmica Demográfica, Mercado Imobiliário, Espaço Urbano
A análise da composição e das características da população de determinada região poderá servir de referencial tanto para prospecções do mercado imobiliário quanto para fomento de políticas públicas. Pressupomos que por meio do geomarketing, a evolução e a caracterização do estudo populacional correlacionada com sua distribuição espacial, representam um conjunto de ferramentas capaz de traçar estratégias mais assertivas para o mercado imobiliário. Nessa conjuntura, esta pesquisa pretende fazer uso da ferramenta de geomarketing e sua aplicação nos estudos de prospecção de mercado, buscando conhecer o timing e as características da dinâmica da população (demanda), produto indispensável para que o empreendedor possa aproveitar as melhores oportunidades para lançamentos de oferta no mercado imobiliário. Analisando assim, a influência, a projeção e a distribuição da população perante a produção e organização do espaço urbano. O recorte espacial de análise é a Cidade de Natal, com a perspectiva de compreender a atual estruturação urbana da capital norte-rio-grandense, a fim de colaborar com aporte técnico-teóricos para as novas prospecções imobiliárias. Com relação ao recorte temporal pauta-se, principalmente, na análise dos dados e projeções estatísticas balizadas nos Censos demográficos de 1991, 2000 e 2010 (IBGE), como também de fontes de dados de órgão oficiais ou governamentais, almejando esmiuçar o processo de urbanização e a desigual organização espacial da cidade de Natal.