A EPIDEMIA DO TELETRABALHO: a experiência dos técnicos bancários da Caixa Econômica Federal na cidade de Natal/RN
Teletrabalho. Trabalho remoto. Técnico bancário. Sujeito do desempenho.
Esta dissertação aborda a questão do teletrabalho no setor bancário. Essa modalidade de trabalho tem origem em meados da década de 1970. No entanto, é no cenário pandêmico provocado pela COVID-19 que ganha destaque ao contribuir com o necessário isolamento social, por ser aquele tipo de trabalho flexível e descentralizado, realizado a distância por meios telemáticos. Nesta pesquisa busquei responder a seguinte questão: de que modo o teletrabalho, amplamente utilizado no contexto da pandemia de COVID-19, intensifica o trabalho dos técnicos bancários que laboram nesse regime? Sustentou-se como hipótese que o teletrabalho intensifica a jornada de trabalho dos técnicos bancários, ao combinar de modo eficiente a flexibilização do espaço-tempo de trabalho com um tipo específico de trabalhador, o sujeito de desempenho. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar de que modo o teletrabalho, amplamente utilizado no contexto da pandemia de COVID-19, intensifica o trabalho dos técnicos bancários que laboram sob essa modalidade, no âmbito da Caixa Econômica Federal, na cidade de Natal/RN, no período de 2020 a 2021. Tratou-se de uma investigação com abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, que se valeu da articulação de três procedimentos metodológicos interdependentes: a pesquisa bibliográfica; a entrevistas semiestruturadas para coleta de dados primários; e, por fim, a análise dos daos coletdos. Como resultado, confirmando a hipótese, foi observado que o teletrabalho intensifica a jornada dos técnicos bancários.