AVALIAÇÃO DO IDEB: um estudo do processo avaliativo no Brasil nos anos de 2013 a 2017
IDEB, avaliação, ensino fundamental, instituição.
A pesquisa foca no estudo do processo avaliativo da segunda etapa do Ensino Fundamental no Brasil, correspondendo do 6º ao 9º de ensino. Analisando o período dos anos de 2013 a 2017. Os anos de referência apresentam um decréscimo das médias do IDEB nos anos finais do Ensino Fundamental na maioria dos Estados e no Distrito Federal, ao passo que nos anos iniciais observa-se que as médias continuam em crescimento, o que suscita a seguinte pergunta: De que forma o processo avaliativo IDEB tem influenciado nos resultados dos anos finais do Ensino Fundamental? Assim, tomou-se como objetivo analisar os principais fatores que contribuíram para esse resultado, considerando-se a análise a partir dos conceitos teóricos do institucionalismo discursivo, visto que as instituições sofrem e exercem influência sobre a sociedade. Como metodologia, a pesquisa utiliza o modelo qualitativo, Process Tracing, que possibilita desenvolver e testar hipóteses a partir da identificação e análise de evidências. A reflexão teórica trás os questionamentos históricos do processo escolar e institucional, para uma política pública voltada para as avaliações. Identificando as causas relacionadas aos resultados das avaliações da segunda etapa do ensino fundamental. O trabalho está estruturado em três capítulos, além da introdução. No primeiro capítulo faz-se um breve histórico do processo avaliativo no Brasil, principalmente a partir dos anos 90; no segundo capítulo discorre-se sobre a Prova Brasil e seu processo de aplicação. No terceiro, faz-se a análise dos dados no período das edições e os fatores que contribuíram para os resultados, através do rastreamento de processo, seguido das considerações finais sobre os resultados obtidos e se estes comprovam a hipótese levantada.